data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O cenário pode até remeter a um filme de ficção científica, já que os trabalhadores usavam trajes de proteção, mas quem viu a limpeza que o Calçadão recebeu, na tarde desta segunda-feira, sabe que é uma cena da vida real. Após a iniciativa de uma empresa privada, a Desinservice, o local passou por uma sanitização em combate ao coronavírus. Antes, quem chegou a circular pelo local foi avisado de que a ação iria começar e foi orientado a deixar o local.
A limpeza ocorre com apoio de um caminhão, e os funcionários vão passando jato do produto usado na higienização. Além do Calçadão, ainda nesta segunda-feira, a Praça Saldanha Marinho e as paradas de ônibus da Avenida Rio Branco também receberam limpeza. A ideia é que ainda hoje, mais paradas de ônibus do centro e a Praça Roque Gonzales (em frente ao Hospital de Caridade) recebam a sanitização.
De acordo com a assessoria de comunicação da Desinservice, o produto químico utilizado é chamado Quaternário de Amônio e Biguanida. O produto, está no rol dos indicados pelo Ministério da Saúde no combate ao vírus. A Agência Ambiental dos Estados Unidos disse que ele leva 10 minutos após a aplicação para matar o vírus.